Trabalhos Científicos

Serão aceitos trabalhos científicos enviados até o dia 20/12/2017 para os e-mails: cientifico@ablac.org.br ou cientificoablac@gmail.com.

Leia atentamente o estatuto abaixo e não perca o prazo!
EDITAL:

Orientações para envio de Trabalho Científico

Prezados congressistas,

Os interessados em participar do evento como expositores de trabalhos científicos devem ler atentamente as orientações a seguir e cumpri-las, para que o trabalho possa ser avaliado pelos membros que integram a Comissão Científica do IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia.

 

  1. Normas Gerais Para o Envio

Para enviar um resumo, é preciso estar de acordo com as regras de submissão de trabalhos.

Para inscrição do trabalho é necessário que o autor principal esteja inscrito no IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia.

A não aceitação do trabalho não implica na devolução da taxa de inscrição.

Os trabalhos terão limite de 8 (oito) autores. Novos autores não poderão ser incluídos após a submissão do trabalho. Deve-se indicar o autor, coautor (res) e relator, com ao menos um dos autores sendo docente/preceptor universitário. Cada autor só poderá ser apresentador de, no máximo, dois trabalhos.

Resumos redigidos em desacordo com as normas serão automaticamente desconsiderados na avaliação.

O relator deverá estar obrigatoriamente, inscrito no evento.

A comissão julgadora tem autonomia, diante da avaliação, de modificar a modalidade na qual o trabalho foi inscrito.

A inscrição de autor (ou de coautor) de trabalho científico no IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia é individual e intransferível. Os autores ou coautores não inscritos não receberão o material do evento.

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail cientifico@ablac.org.br.

A data limite para submissão dos resumos é 20/12/2017, às 23:59 horas. Serão desconsiderados trabalhos que não respeitem o formato estabelecido pela Comissão Organizadora ou enviados após a data limite.

Os Trabalhos Científicos que necessitam de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), deverão conter em anexo a carta de aprovação do mesmo.

A forma de apresentação de trabalhos inscritos no Congresso poderá ser oral ou em pôster, vide Modalidades (item 3). Portanto, os autores devem indicar em qual modalidade estão requerendo a apresentação do trabalho.

A emissão dos resultados dos trabalhos selecionados pela comissão científica ocorrerá até 04/01/2018, sendo os autores informados via e-mail e pela lista publicada na página do Congresso (ablac.org.br).

 

1.1 RESUMOS: normas para elaboração

Os trabalhos científicos deverão respeitar as normas de constituição:

  • Título com no máximo 250 caracteres com os espaços;
  • Área temática escolhida (entre as três possíveis, vide item 2) na qual se insere o trabalho;
  • Modalidade de apresentação (vide item 3);
  • Nome e e-mail do autor e os nomes dos coautores; vinculação do autor e nome da entidade de vínculo profissional ou estudantil;
  • Texto do resumo com até 300 palavras, incluindo:
    • Metodologia: introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusão ou considerações finais. Não deve conter figuras, quadros ou tabelas.
    • 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
    • Formato: folha tamanho A4; margem superior e esquerda: 3,0cm; inferior e direita: 2,5cm; letra Arial 12; espaçamento 1,5cm.

 

  1. Áreas temáticas

Os trabalhos devem estar classificados em uma das três grandes áreas temáticas:

  • Cirurgia Experimental
  • Cirurgia Clínica
  • Educação Médica em Cirurgia

 

  1. Modalidade

Os trabalhos poderão ser apresentados em duas modalidades: pôster ou exposição oral. A Comissão Científica Julgadora avaliará a qualidade e pertinência de cada trabalho científico, cabendo-lhe definir se serão aceitos e se a modalidade de apresentação escolhida será mantida.

 

Exposição oral:

  • As exposições orais são sessões de apresentação de trabalhos divididos por áreas temáticas e coordenadas por uma mesa presidida por docentes da Universidade organizadora do evento e professores convidados de outras Instituições.
  • A apresentação deve versar sobre uma das três grandes áreas temáticas do Congresso.
  • Cada expositor terá até 10 minutos para apresentação e três minutos para discussão.
  • As salas de exposição contam com projetor.

 

Exposição em Pôsteres:

  • As exposições em pôsteres são apresentações dos trabalhos divididos pelas áreas temáticas previamente descritas no item 2.
  • Cada expositor terá até 3 minutos para apresentação e 2 minutos para discussão
  • O material para exposição deve ter as seguintes dimensões: 0,90 metros de largura e 1,20 metros de comprimento, caracterizando um pôster de posicionamento vertical.
  • Os pôsteres deverão ser entregues a Comissão Cientifica na secretaria do evento, no dia 25/01/2018.

 

 

 

 

Atenciosamente,

Diretoria Cientifica do IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia